O que é a depressão pós-parto e como lidar com ela de uma maneira humana?

O que é a depressão pós-parto e como lidar com ela de uma maneira humana?

O período após o nascimento do bebê pode ser repleto de inúmeras emoções. Você pode sentir qualquer coisa, de alegria a medo e tristeza. Se seus sentimentos de tristeza se tornarem graves e começarem a interferir em sua vida cotidiana, você pode estar sofrendo de depressão pós-parto.

Os sintomas geralmente começam dentro de algumas semanas após o parto, embora possam se desenvolver até seis meses depois. Eles podem incluir mudanças de humor, problemas de vínculo com seu bebê e dificuldade em pensar ou tomar decisões.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo!

O que é depressão pós-parto?

A depressão pós-parto ou perinatal é uma forma de depressão que ocorre após o nascimento de um bebê. É uma condição médica relativamente comum, mas grave, que afeta até 1 em cada 7 novas mães após o nascimento.

A depressão pós-parto pode fazer você se sentir vazia, sem emoção e triste. Pode causar mudanças de humor, exaustão e uma sensação geral de desesperança por muito tempo após o nascimento.

As pessoas não devem encarar a depressão pós-parto de ânimo leve. É um distúrbio grave, mas vários programas de tratamento podem ajudar as pessoas a superá-lo. Se você está passando por depressão pós-parto, precisa saber que não está sozinha e que pode se recuperar.

Quais são os sintomas de depressão pós-parto?

Muitas pessoas se sentem tristes, vazias, mal-humoradas ou cansadas alguns dias após o parto – uma condição apelidada de “baby blues”. Mas a depressão pós-parto vai muito além disso, durando semanas após o parto. Seus sintomas podem ser graves e interferir na sua capacidade de funcionar.

Os sintomas da depressão pós-parto podem variar de pessoa para pessoa e até de dia para dia. Embora os sintomas possam se desenvolver a qualquer momento após o parto, eles geralmente começam dentro de uma a três semanas após o nascimento do bebê.

A depressão pós-parto pode fazer você se sentir desconectada do seu bebê. Você pode sentir como se não amasse seu bebê. Esses sentimentos não são sua culpa.

Qual é o tratamento para depressão pós-parto?

Se você tiver sintomas de depressão pós-parto, entre em contato com um profissional de saúde o mais rápido possível para iniciar o tratamento.

Tratamento para depressão pós-parto pode incluir medicamentos, certas formas de terapia e grupos de apoio. Normalmente, uma combinação de medicação e terapia é o tratamento mais efetivo

Como me prevenir da depressão pós-parto?

A depressão pós-parto é comum e pode não ser totalmente evitável. Mas conhecer os sinais de depressão pós-parto pode ajudá-lo a gerenciar a condição e obter tratamento mais rápido, caso precise.

Alguns estudos sugerem que certas intervenções, incluindo o tratamento com certos antidepressivos e nutrientes durante e imediatamente após a gravidez, podem reduzir o risco de desenvolver depressão pós-parto grave.

Além disso, participar de terapia interpessoal e terapia cognitivo-comportamental durante e após a gravidez pode reduzir o risco de depressão pós-parto naqueles com risco aumentado de desenvolvê-la.

Por fim, antes de você ir, te convidamos a acessar o blog da Fleurity e ler vários conteúdos escritos com muito carinho para pessoas que menstruam ficarem informadas. 

Até o próximo artigo! ❤️

Voltar para o blog

OFERTA DISPONÍVEL SOMENTE HOJE:

Compre um coletor com copo esterilizador e Ganhe um aplicador de Brinde! 🎁

Com esse kit exclusivo você leva um copo esterilizador para higienizar seu coletor e um aplicador que ajuda você na hora de inserir o copinho

Quero menstruar com mais conforto

🔥 OFERTA ACABA EM:

00
Hrs
00
Mins
00
Secs

- 🎁 BRINDE INCLUSO

54% OFF POR 
TEMPO LIMITADO!

Este kit com brinde está com alta demanda e o estoque está acabando 🔥

Quero desconto

🔥 OFERTA ACABA EM: 

00
Hrs
00
Mins
00
Segs