Você sabia que embrião, feto e bebê não querem dizer a mesma coisa? Apesar de muita gente usar como sinônimos, a verdade é que cada nome representa uma etapa do desenvolvimento da gestação.
No artigo de hoje, vamos descobrir juntas a diferença entre embrião e feto e aprender mais sobre o que cada fase da gravidez representa para a mãe e para o bebê. Vamos lá?
O que é um embrião?
Um embrião é o primeiro grupo de células que darão início ao desenvolvimento do feto. Ele começa a existir logo que o óvulo é fecundado e é considerado como embrião até a oitava semana da gestação.
Essa é a fase em que acontece a maior multiplicação celular e é também o momento em que os principais órgãos e sistemas começam a se formar.
Na metade desse tempo, por volta da quarta semana, o embrião já tem o tamanho de um grão de arroz. Geralmente, é nesse momento que o atraso da menstruação se transforma na confirmação de uma gravidez.
👉 Saiba mais: Menstruação atrasada ou gravidez? Saiba como diferenciar!
O que é um feto?
A partir da nona semana de gestação até o nascimento, o bebê é considerado um feto. No início dessa fase, o feto é do tamanho de uma cereja e seus principais órgãos já se formaram, mas ainda não estão maduros.
Nesse momento, o feto já tem braços, pernas, olhos, nariz e boca. Durante todo o segundo semestre, ele vai completar a sua formação, desenvolvendo funções respiratórias, auditivas e musculares.
Ao todo, a gestação pode durar até 42 semanas. Isso significa que, na maior parte do tempo, o bebê é considerado um feto em desenvolvimento.
Qual a diferença entre embrião e feto?
Na prática, a diferença entre embrião e feto é a idade gestacional e o desenvolvimento dos órgãos.
A fase embrionária dura até a 8ª semana e é quando as células começam a se multiplicar para formar os principais órgãos e sistemas. Já a fase fetal dura da 9ª semana até o nascimento e é o período de desenvolvimento do bebê.
Depois do nascimento até completar o primeiro mês de vida, o bebê passa a ser chamado de neonato ou recém-nascido.
Como é feita a contagem de semanas na gravidez?
A contagem da gravidez começa a partir do primeiro dia da última menstruação (DUM). Desse dia em diante, basta contar no calendário quantas semanas até a data atual, o número de semanas será a idade gestacional do bebê.
Por exemplo, se o primeiro dia da sua última menstruação foi em 10 de agosto e você teve relação sexual desprotegida no dia 12 de agosto, a gravidez começa a ser contada já a partir do dia 10, não do dia 12.
Caso você não saiba o dia exato da última menstruação, a forma mais segura de saber a idade gestacional do embrião é fazendo um ultrassom. Durante o exame, o médico consegue indicar quantas semanas de gravidez a mulher está e qual será a data provável do parto.
👉 Veja também: É possível estar grávida e não saber?
Quais são as fases da gravidez?
Uma gravidez dura em torno de 9 meses (40 semanas). Geralmente, esse tempo é dividido em trimestres de acordo com as transformações que acontecem com embrião/feto e com a mãe.
As três principais fases da gestação são:
Primeiro trimestre: 0 a 13ª semana
O primeiro trimestre da gestação vai até a 13ª semana. Esse é o momento mais delicado da gravidez, quando a maioria dos abortos acontecem. Por isso, muitas mães não contam sobre a gestação para outras pessoas nesse início.
Nessa fase, o corpo da mãe começa a se preparar para o desenvolvimento do embrião, formando a placenta, o cordão umbilical e o líquido amniótico. Todo esse processo causa os primeiros sintomas da gravidez, como:
- Menstruação atrasada;
- Enjoos;
- Variações de humor;
- Sono;
- Corrimento;
- Sensibilidade nos seios.
Por volta da 4ª semana, o embrião tem o tamanho de um grão de arroz e seu coração já começa a bater. A partir da 8ª semana, ele já tem braços e pernas aparentes e é considerado um feto.
No final do primeiro trimestre da gravidez, o bebê tem cerca de 7 centímetros, é do tamanho de uma ameixa grande e já tem o rosto praticamente formato.
Segundo trimestre: 14ª a 26ª semana
O segundo trimestre da gestação acontece da 14ª à 26ª semana. Essa é a fase mais tranquila da gravidez. Os enjoos passam e já é possível sentir o bebê chutar dentro da barriga e descobrir o sexo.
A partir do segundo trimestre, a barriga da gestante começa a crescer, o quadril fica mais largo e os seios ficam maiores, começando a preparar a produção de leite.
Por volta da metade do trimestre, próximo da 20ª semana, o bebê é do tamanho de um pimentão e já consegue engolir e piscar. Seus cabelos, cílios e sobrancelhas também já começaram a crescer.
No final do segundo trimestre da gravidez, o feto tem cerca de 33 centímetros, é do tamanho de uma abobrinha e já tem os olhos totalmente formados, embora não consiga enxergar muito bem.
Terceiro trimestre: 27ª a 40ª semana
O terceiro trimestre da gestação acontece da 27ª à 40ª semana. Esse é um momento de muita expectativa, já que começa a chegar mais perto do momento de dar à luz.
Com a proximidade do parto, a mulher pode ter azia, má digestão e falta de ar devido à posição do bebê. Além disso, os seios e tornozelos estão inchados e a barriga pode causar dores nas costas.
À essa altura, o bebê já está completamente formado, só precisa ganhar peso. Entre a 27ª e a 40ª semana, por exemplo, ele chega a dobrar de tamanho na barriga da mãe.
Na metade desse tempo, perto da 33ª semana, o feto é do tamanho de um abacaxi pequeno, consegue abrir os olhos e ouvir sons de fora da barriga. A voz da mamãe já é familiar.
A partir da 37ª semana o bebê está pronto para nascer. Ele tem cerca de 49 centímetros e é do tamanho de um rabanete. O parto pode acontecer a qualquer momento entre a 37ª e a 42ª semana da gestação.
Se você é mamãe ou sonha em ser algum dia, saiba que cuidar da sua saúde é fundamental. O primeiro passo para isso, é buscar informação de qualidade e confiável sobre o seu corpo — e nós podemos te ajudar nessa!
Clique aqui para acessar o blog da Fleurity e conferir tudo o que você precisa saber sobre menstruação, sexualidade e saúde da mulher. Até lá! ❤️