O prazer feminino ainda é um dos maiores tabus na sociedade. Por isso, a maioria das meninas começa a vida sexual com uma série de dúvidas sobre seu próprio corpo, sobre sexo e sobre os orgasmos.
Como crescemos com o orgasmo masculino como referência, e ele vem sempre acompanhado da ejaculação, uma das principais dúvidas das mulheres na hora do sexo é: afinal, é possível ter um orgasmo sem ejaculação?
No blog de hoje, vamos responder essa e outras perguntas que você precisa saber para ter uma vida sexual mais saudável, feliz e muito mais prazerosa. Confira!
Afinal, existe ejaculação feminina?
Apesar de parecer mais uma lenda urbana do que uma realidade, a resposta é que sim: mulheres também podem ejacular. Entretanto, essa é uma característica relativamente rara — estima-se que apenas 10% das mulheres tenham ejaculação.
Alguns cientistas, inclusive, já chegaram a questionar se essa “ejaculação” não seria, na verdade, um problema de incontinência. Desde então, várias pesquisas foram realizadas e mostraram que a ejaculação feminina é real e pode acontecer de dois jeito:
Essa é uma resposta natural do corpo ao orgasmo, mas isso não quer dizer que ela necessariamente tenha que acontecer para “provar” que você sentiu prazer. Acredite: é possível (e muito comum!) ter prazer sem ejacular.
👉 Saiba mais: A ejaculação feminina é real? Tudo o que você precisa saber!
Qual a diferença entre ter um orgasmo, ejacular e gozar?
Ter um orgasmo, ejacular e gozar não são a mesma coisa. A maioria das pessoas associa tudo isso ao clímax de prazer que acontece durante o sexo, mas a verdade é que são situações diferentes.
O orgasmo feminino é uma sensação causada pela liberação da tensão sexual acumulada — é aquele momento em que você vê estrelas durante a transa. Geralmente, ele acontece junto com o ponto máximo de prazer durante o sexo.
Já a ejaculação feminina é a liberação de um líquido na região próxima à vagina durante a relação sexual. Ejacular não quer dizer quer dizer que você chegou ao orgasmo ou que o sexo foi melhor. É apenas uma resposta do corpo aos estímulos sexuais.
Por fim, geralmente se fala que a mulher goza quando ela tem uma ejaculação. Mas o ato de gozar, na verdade, está relacionado a ter prazer e curtir o momento — assim como gozamos a vida, por exemplo.
👉 Veja também: Como chegar ao orgasmo com sexo vaginal?
É possível ter um orgasmo sem ejacular?
Sim, existe orgasmo sem ejaculação assim como é possível ejacular sem ter chegado ao orgasmo. Da mesma forma, também é muito comum e natural que a maior parte das mulheres nunca tenha uma ejaculação.
Isso porque a ejaculação feminina está relacionada ao funcionamento da glândula de Skene. Mas, na verdade, essa glândula é um resquício embriológico e não deveria funcionar em ninguém.
É um processo parecido com o que acontece com o dente siso, por exemplo. Algumas pessoas têm, outras não — e isso não é um problema e também não quer dizer que você não possa ter um orgasmo.
Ou seja, existe orgasmo sem ejaculação para a maioria das mulheres e gozar no sexo quer dizer apenas que você curtiu muito aquela transa.
Ejaculação feminina não é xixi!
Um dos maiores tabus sobre a ejaculação feminina é que muita gente acaba confundindo ela com xixi na hora do sexo. Mas, anote aí: ejaculação não é xixi!
Essa confusão acontece porque a glândula que produz o líquido da ejaculação é interligada com a uretra e a bexiga, o que causa uma sensação parecida com a vontade de fazer xixi na hora de ejacular.
Graças a isso, muitas mulheres acabam “segurando” a ejaculação por realmente acharem que é xixi ou por ficar com vergonha do que o parceiro ou a parceira vai achar. Mas a ejaculação, geralmente, é um líquido totalmente sem cor e sem cheiro, ao contrário do xixi.
Então, se você realmente não estiver com vontade de ir ao banheiro, não precisa segurar a vontade da próxima vez. O que você acredita ser xixi pode ser, na verdade, uma ejaculação feminina.
Vale lembrar: a ejaculação também não é a mesma coisa que a lubrificação vaginal. No geral, a lubrificação pode acontecer só de você olhar algo que te deixa excitada. Já a ejaculação só acontece depois de estímulos sexuais.
👉 Veja também: Manual para o orgasmo durante a menstruação
Como funciona o orgasmo da mulher?
Graças ao mito de que não é possível ter um orgasmo sem ejaculação, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre o que realmente é um orgasmo e se já tiveram um em algum momento.
A verdade é que essa é uma reação muito individual e que cada uma vai sentir de uma maneira. Mas, no geral, alguns sinais do orgasmo feminino são:
- Tensão em todo o corpo;
- Contração dos músculos do assoalho pélvico;
- Respiração acelerada;
- Necessidade de fechar as pernas para pressionar o clitóris;
- Tudo isso seguido por um profundo relaxamento no corpo todo.
É como se você chegasse ao pico da tensão sexual e, então, seu corpo liberasse toda essa energia de uma só vez. Nesse processo, pode acontecer ou não a ejaculação feminina — e tá tudo bem se não rolar!
Não é vergonha alguma ter dúvidas sobre sobre o seu corpo, mas isso pode te impedir de explorar toda a potência sexual feminina. Por isso, te convidamos a conhecer o blog da Fleu, onde falamos muito mais sobre sexualidade, orgasmo e prazer da mulher. Até lá! ❤️